No dia 1 de Junho comemora-se o Dia Mundial da Criança.
Foi em 1950 que este dia passou a ser festejado, logo após o fim da 2ª Guerra Mundial (1945). Muitos países da Europa e Oriente, não tinham boas condições de vida e quem sofria mais eram as crianças.
Muitos meninos eram orfãos e viviam em orfanatos. Outras porém, apesar de terem pais, não tinham dinheiro para comprar alimentos e eram obrigadas a trabalhar para ajudar a família.
Infelizmente ainda em muitos países do mundo há crianças que continuam a ser vítimas de maus tratos e exploração de adultos.
A UNICEF é uma organização mundial que se dedica a ajudar especificamente as crianças. Em termos gerais, trabalha com os governos em programas para ajudar as crianças nos sectores da saúde, educação, alimentação…
Actualmente a UNICEF trabalha em 158 países de todo o mundo.
C R I A N Ç A
Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade,há uma deliciosa criatura chamada criança.Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama.
Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para...
As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos assuportam, adultos as ignoram, o céu as protege.
Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso.
Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante.
Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor.
Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.
Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d'água.
Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir".
Ninguém se levanta tão cedo , nem chega tão tarde para o jantar.
Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos.
Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada.
Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração. Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente.Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas.
Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: "alô papai, alô mamãe"....
( autor desconhecido)
ORAÇÃO DA CRIANÇA
Amigo.
Ajuda-me agora, para que eu te auxilie depois.
Não me relegues ao esquecimento, nem me
condenes à ignorância e à crueldade.
Venho ao encontro de tua aspiração,
de teu convívio, de tua obra.
Em tua companhia estou na condição
da argila nas mãos do oleiro.
Hoje, sou sementeira, fragilidade, promessa...
Amanhã, porém, serei tua própria realização.
Corrige-me, com amor, quando a sombra do erro
envolver-me o caminho, para que a confiança
não me abandone.
Protege-me contra o mal.
Ensina-me a descobrir o bem.
Não me afastes de Deus e ajuda-me a conservar
o amor e o respeito que devo às pessoas,
aos animais e às coisas que nos cercam.
Não me negues tua boa vontade,
teu carinho e tua paciência.
Tenho tanta necessidade to teu coração,
quanto a plantinha tenra precisa da
água para prosperar e viver.
Dá-me tua bondade e dar-te-ei
cooperação. De ti depende que eu seja
pior ou melhor amanhã.
***Emmanuel ***
O AMOR A MAIOR PRATICA DA SABEDORIA HUMANA......VAMOS DOAR OQUE TEMOS DE BOM.......O GRANDE AMOR.
BJUUUUUUU
RENATTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário