RENATTA

RENATTA

PARA TRANESCREVER ME FAZ VIAJAR EM LUGARES DISTANTES ONDE O CORAÇÃO E A MENTE VOAMSCREVER AO PAPE

PARA TRANESCREVER ME FAZ VIAJAR EM LUGARES DISTANTES ONDE O CORAÇÃO E A MENTE VOAMSCREVER  AO PAPE
Sou....Mulher amiga, amante, mãe...Mulher que inicia seu dia trabalhando...E termina, amando...Mulher que protege, luta briga e chora.. E que nunca deixa o cansaço.. Tirar o seu sorriso, sua força, a esperança..Que está sempre pronta a amar, e proteger a sua prole... Sua vida, o seu amor..Mesmo que esteja chorando por dentro..No seu olhar esta sempre presente.. A força de lutar por tudo o que quer Mesmo cansada.. Está sempre pronta para seguir em frente..E quando cai, se levanta tirando de sua queda..Uma grande lição..Aprendendo então, a passar por cima das armadilhas da vida.. Mulher Guerreira que se torna..Forte e frágil ao mesmo tempo...Que busca dentro de seu interior a força..Que chora para poder se fortalecer..Através das lágrimas que rolam.. Que se levanta para poder...Levantar a quem está em sua volta..Precisando de uma palavra de carinho..De esperança, de amor... Essa é a mulher guerreira Que se faz de forte..Mas ao mesmo tempo é tão frágil...Como um cristal...Mas que não se deixa quebrar tão facilmente... Sou filha de Iansã....e de Ogum... SIMPLESMENTE RÊ

Seguidores

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Por que eu decidi fazer psicologia?



Por que eu decidi fazer psicologia?

Já me perguntei isso centenas de vezes durante esses anos.
Lembro-me de uma das primeiras aulas que eu tive de 
Psicologia Ciência e Profissão onde a professora perguntou 
Quais áreas de atuação do psicólogo que você conhece?
 E eu sem titubear respondi "psico análise".

Muitos erros e gafes depois o curso foi se desenrolando.
A psicologia tem um poder muito grande: “Faz você amá-la ou odiá-la facilmente”.
Em grande parte das vezes, ao mesmo tempo.
Já me apaixonei e desapaixonei um zilhão de vezes por ela. 
Sei que não sou o único.
Acredito que muitos de vocês que estão lendo isso, devem estar pensando:
 Nossa! É assim mesmo.

Na faculdade aprendi sobre ID, EGO, SUPEREGO, Inconsciente, Estímulo, 
Resposta, Sombra, Persona. Aprendi sobre áreas de atuação, linhas de abordagem,
 métodos de intervenção.

Na faculdade eu aprendi que por mais que você estude você vai acabar recalcando o conteúdo na hora da prova e por mais que você implore o recalcado não volta “nem a pau”.

Aprendi também que muita teoria nem sempre equivale a muito conhecimento e 
que grande parte do que você leva pro set terapêutico você aprendeu em conversas
 com amigos de sala.

Na psicologia eu me encontrei e me perdi. Mais me perdi do que me encontrei.

Congressos, Encontros Regionais, Nacionais, Vivências, Festas, Caroés... 
Tudo isso me ajudou muito na construção do profissional que serei.

Lembro-me do meu primeiro atendimento em clinica: 
Esquematizei toda a  sessão em casa. 
Escrevi o que eu ia falar como iria sentar, o que seria trabalhado.
 Enfim: Tudo.

O paciente chegou à sala, eu esqueci tudo e comecei a pedir a ajuda de Skinner 
para que ele me desse uma luz lá do outro lado....é para rir mesmo.

Quantos micos eu já paguei em estágios, quantas vezes fiquei desesperado
 ao ler o DSM e ver que eu me enquadrava em quase todos os transtornos.

Aprendi tanta coisa com a psicologia.

Aprendi que ser psicólogo é muito mais do que ter um consultório e fazer atendimentos. 
Muito mais do que ler Freud, Skinner, Lacan, Bauman e tantos outros teóricos.

Aprendi que ser psicólogo é olhar de uma forma mais nítida o que realmente importa. 
Ser psicólogo é se importar com causas sociais e se engajar em coisas que podem
 mudar o nosso meio.

Aprendi que ser psicólogo é ser revolucionário. 
Ser psicólogo é uma dádiva, mas também uma responsabilidade
 enorme e prazerosa.
Uma responsabilidade enorme. Apaixonada pela psicologia sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário