RENATTA

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PARA TRANESCREVER ME FAZ VIAJAR EM LUGARES DISTANTES ONDE O CORAÇÃO E A MENTE VOAMSCREVER AO PAPE

PARA TRANESCREVER ME FAZ VIAJAR EM LUGARES DISTANTES ONDE O CORAÇÃO E A MENTE VOAMSCREVER  AO PAPE
Sou....Mulher amiga, amante, mãe...Mulher que inicia seu dia trabalhando...E termina, amando...Mulher que protege, luta briga e chora.. E que nunca deixa o cansaço.. Tirar o seu sorriso, sua força, a esperança..Que está sempre pronta a amar, e proteger a sua prole... Sua vida, o seu amor..Mesmo que esteja chorando por dentro..No seu olhar esta sempre presente.. A força de lutar por tudo o que quer Mesmo cansada.. Está sempre pronta para seguir em frente..E quando cai, se levanta tirando de sua queda..Uma grande lição..Aprendendo então, a passar por cima das armadilhas da vida.. Mulher Guerreira que se torna..Forte e frágil ao mesmo tempo...Que busca dentro de seu interior a força..Que chora para poder se fortalecer..Através das lágrimas que rolam.. Que se levanta para poder...Levantar a quem está em sua volta..Precisando de uma palavra de carinho..De esperança, de amor... Essa é a mulher guerreira Que se faz de forte..Mas ao mesmo tempo é tão frágil...Como um cristal...Mas que não se deixa quebrar tão facilmente... Sou filha de Iansã....e de Ogum... SIMPLESMENTE RÊ

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quarta-feira, 5 de março de 2014

Um Pouco de Filosofia - Augusto Comte


A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos
 naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.
 A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas 
dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como 
relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis.
Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências 
abstratas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: 
a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia. 
Assim como nessas ciências, em sua nova ciência inicialmente chamada
 de física social e posteriormente Sociologia, 
Comte usaria a observação, a experimentação, da comparação
 e a classificação como métodos - resumidas na filiação histórica -
 para a compreensão (isto é, para conhecimento) da realidade social. 
Comte afirmou que os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos
 como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a
leis gerais; entrentanto, sempre insistiu e argumentou que isso não 
equivale a reduzir os fenômenos sociais a outros fenômenos naturais 
(isso seria cometer o erro teórico e espistemológico do materialismo): 
a fundação da Sociologia implica que os fenômenos sociais são um
 tipo específico de realidade teórica e que devem ser explicados em
 termos sociais.
Em 1852 Comte instituiu uma sétima ciência, a Moral, cujo âmbito de
 pesquisa é a constituição psicológica do indivíduo e suas interações sociais.
Pode-se dizer que o conhecimento positivo busca 
"ver para prever, a fim de prover" - ou seja: conhecer a realidade para
 saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano
 possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsão científica caracteriza
 o pensamento positivo.
O espírito positivo, segundo Comte, tem a ciência como investigação 
do real. No social e no político, o espírito positivo passaria o poder 
espiritual para o controle dos "filósofos positivos", cujo poder é,
 nos termos comtianos, exclusivamente baseado nas opiniões e no 
aconselhamento, constituindo a sociedade civil e afastando-se a 
ação política prática desse poder espiritual - o que afasta o risco 
de tecnocracia (chamada, nos termos comtianos, de "pedantocracia").
O método positivo, em termos gerais, caracteriza-se pela observação.
 Entretanto, deve-se perceber que cada ciência, ou melhor, cada tipo de
 fenômeno tem suas particularidades, de modo que o método específico 
de observação para cada fenômeno será diferente.
Além disso, a observação conjuga-se com a imaginação:
 ambas fazem parte da compreensão da realidade 
e são igualmente importantes, mas a relação entre ambas
 muda quando se passa da teologia para a positividade. 
Assim, para Comte, não é possível fazer ciência 
(ou arte, ou ações práticas, ou até mesmo amar!)
 sem a imaginação, isto é, sem uma ativa participação da
 subjetividade individual e por assim dizer 

coletiva: o importante é que essa subjetividade seja a todo instante 
confrontada com a realidade, isto é, com a objetividade.
Dessa forma, para Comte há um método geral para a ciência 
(observação subordinando a imaginação), mas não um método
 único para todas as ciências; além disso, a compreensão da realidade 
lida sempre com uma relação contínua entre o abstrato e o concreto,
 entre o objetivo e o subjetivo. As conclusões epistemológicas a que 
Comte chega, segundo ele, só são possíveis com o estudo da Humanidade 
como um todo, o que implica a fundação da Sociologia, que, para ele, é
 necessariamente histórica.

Além da realidade, outros princípios caracterizam o Positivismo:
 o relativismo, o espírito de conjunto
 (hoje em dia também chamado de "holismo") 
e a preocupação com o bem público (coletivo e individual).
 Na verdade, na obra
 "Apelo aos conservadores", 
Comte apresenta sete definições para o termo "positivo":
 real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.

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